quarta-feira, 10 de março de 2010

Convite Irresistível

Depois de tantos anos de religião, tenho pensado nestes dias no que faz alguem deixar, de repente, todas as suas convicções de lado e embrenhar-se numa empreitada mística, em rumo a aceitação de uma comunidade de pessoas, boas e más, que se reunem para adorar o divino Deus.

Penso como é dificil para alguns aceitar tal revolução, sem que isso seja invasivo à personalidade do sujeito, que evoluiu e que tem suas próprias crenças acerca do espiritual e do transcendente.

Na verdade este é um convite dificílimo de ser feito e de ser aceito, mormente por pessoas que se encheram de algum conteúdo ao longo de sua vida, seja de natureza acadêmica ou empírica. Então me volto a Jesus e procuro a verdade em suas palavras, que me revelam a ignorância do meu ser, me penitenciando por duvidar, embora eu saiba que isso na maioria das vezes é um exercício saudável para a fé.

Então, via de regra, surge alguém falando em nome de Jesus conclamando-nos a mudar radicalmente o rumo de nossas vidas e seguir em rumo ao invisível.

Realmente esse é um convite anormal que desafia o homem, entretanto, o convite para seguir Jesus não é um convite radical, na verdade, ele se torna radical ao longo do processo de nossa caminhada com Ele. Para uns isso significa uma guinada vertiginosa como uma montanha russa, para outros é um processo de amadurecimento durante uma constante caminhada matinal.

Creio que o segredo para o convite ao evangelho é levar a mensagem mais simples que se pode transmitir.

Desde um neófito até um teólogo, a mensagem do evangelho é contar a história de alguém que amou. "Amou tanto o mundo"(jo 3.16) que deu sua vida pelos amigos e inimigos.

O sacrificio é um gesto de amor, mas ele é somente o gesto que se manifesta, a causa desse ato altruístico vem antes: Deus amou e amou muito.

Quando alguém dá uma festa, envia convite aos seus convidados, demonstrando o interesse na presença do amigo e tudo mais. Em um convite não há uma lista imensa de regras e requisitos, quando muito, menciona-se o tipo de festa e a vestimenta adequada.

O convite irresistível de Jesus também é simples, ele diz: "Você quer ser amado por mim. Aceite-me."

Amar a Jesus e fazer aquilo que ele pede só é possivel quando o conhecemos em verdade e para o conhecermos de verdade basta que andemos com ele. A coisa boa é que Jesus é o único amigo que está disponivel 24 horas por dia, sete dias por semana.

Quando esse amor se torna recíproco e vivemos nele e ele em nós, nos vivemos a vida dele e ele vive (viveu) a nossa, pagando inclusive pelos nossos erros e nos livrando da morte ("ainda que morra viverá"Jo 11.25)

Convite irresistível esse, "Ser amado e viver sempre".

©Diogo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário